05/08/2012

Feira de atividade 2012


Se você procurar um dicionário, ele vai lhe dizer que a palavra MOSAICO significa dar forma ou arranjar pequenos quadrados em padrão de ladrilhagem.
As primeiras ladrilhagens foram feitas com ladrilhos quadrados.
Um polígono regular tem 3 ou 4 ou 5 ou mais lados e ângulos, todos iguais. Um mosaico regular significa um mosaico composto de polígonos regulares congruentes. [lembre-se: Regular significa que os lados do polígono são todos do mesmo comprimento. Congruentes significa que os polígonos que você une são todos do mesmo tamanho e forma].
Apenas três polígonos regulares são usados no plano: triângulos, quadrados ou hexágonos. Nós não podemos mostrar o plano inteiro, mas imagine que estes são pedaços tirados de um plano que foi ladrilhado. Estão aqui os exemplos de


   





A sogra de um professor de Matemática, cansada de sempre usar triângulos, quadrados ou hexágonos nos tapetes que fazia, tentou fazer um só de pentágonos. - Impossível fazer esse tapete! - disse o professor. Responde a sogra: - Por que impossível? Você pode entender de Matemática, mas de tapetes quem entende sou eu!
Esse problema, que frequentemente se apresenta, é o de cobrir uma superfície plana com regiões poligonais. Essa cobertura, chamada mosaico do plano, deve ser feita de modo que não haja nem lacunas nem superposições e através dela podem ser obtidos interessantes e bonitos desenhos 
Duas condições serão impostas aos mosaicos aqui estudados:

a)  se dois polígonos regulares intersectam-se, então essa interseção é um lado ou um vértice comum;

b)   a distribuição dos polígonos regulares ao redor de cada vértice é sempre a mesma.

Os possíveis mosaicos do plano, sendo três deles os mosaicos regulares, e os demais, chamados mosaicos semirregulares, desenhados a seguir.

Mosaicos semirregulares:





Nenhum comentário:

Postar um comentário